terça-feira, 1 de abril de 2014

Visões de um Outro Mundo

Almoçava com um executivo em visita ao Brasil, atualmente exercendo uma função corporativa no escritório central da organização em Copenhagen.

Romeno de natureza, vivera uns bons anos entre Londres e Paris e já havia rodado quase todos os países do Leste Europeu. Inicio o diálogo quando uma pequena aranha aparece sobre sua camisa.

- Cuidado, tem uma aranha na sua camisa.

- Ela é venenosa? Se não, não me importo. Aliás, coisa curiosa aqui no Brasil.

- O quê?

- Eu imaginava que, estando num país tropical, haveria mais insetos. Mais mosquitos principalmente. Mas quase não os vejo por aqui.

- Desculpe mas, de onde você pensava que eles poderiam vir? Você viu alguma floresta no entorno ou algo do gênero?

- Não, mas talvez do lixo.

- Que lixo?

- É verdade, taí outra coisa que me surpreendeu. Não vejo muito lixo jogado nas ruas. Como vocês fazem isto?

- Como assim?

- É, não vejo as pessoas jogando lixo na rua. Surpreendente. Como vocês educaram as pessoas? Na escola?

- Olha, eu fui criado assim, nem sei onde aprendi. Meus filhos também foram criados assim, então para eles é natural. Jogar lixo na rua definitivamente não é o comportamento padrão da turma. Aliás, em muitos lugares se você o fizer, a população em torno vai brigar com você. Mais ou menos como qualquer grande metrópole do mundo. Mas não se engane, pois São Paulo é uma cidade enorme, com mais de 15 milhões de habitantes. Não posso dizer que este é padrão em todo lugar.

- Incrível como quem é do local não valoriza os bons aspectos de uma região. Eu estou muito impressionado com a sua cidade. Vocês deveriam ter mais orgulho dela. A Europa também tem a sua periferia.  E acredite, ela não é nada bonita. A diferença é que não aparece no jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário