domingo, 21 de abril de 2013

Ladrões de Idéias

Uma praga empresarial que ainda tira o sono de muita gente é o ladrão de ideias. É aquele cara que pesca um comentário seu no café, ou o fulano que te convida para um brainstorm  e na reunião de diretoria, pimba.... apresenta uma solução ou ponto de vista qualquer como se a ideia fosse do
próprio, na sua frente, sem o menor constrangimento.

Já ví muita briga e discussão acalorada por conta disto mas as pessoas deveriam perceber que, se bem utilizados, um ladrão de ideias só traz benefícios. Vejamos.

1) Se a ideia partiu de você, normalmente ela terá por objetivo facilitar seu trabalho, melhorar seus resultados ou fazer você ganhar mais dinheiro. Então, se no final a coisa for implementada, pouca diferença faz no longo prazo quem vendeu o peixe. Passados os louros e a euforia inicial, quem acaba ganhando é você.

2) Convencer os pares a apoiar um projeto que não foi deles não é tarefa fácil. Se tem um ladrão de idéias no meio, a tarefa vira hercúlea afinal, se ele não conseguiu roubar, normalmente tentará fazer de tudo para destruí-la. Mas no caso do furto, a situação se inverte e você passa a ter um importante aliado. Como o ladrão passa a ser o “autor”, não vai poder jogar contra projeto. Um a menos para você ter que convencer. De novo, quem, acaba ganhando é você.

3) Há chances de a ideia roubada - que você achou que era boa - no fundo se mostrar uma tremenda porcaria. Como você estruturou todo um pensamento para chegar à solução original, vai também perceber antes de todo mundo quando a coisa se encaminhar para dar merda. Não se desespere. Quando o barco estiver perigosamente a pique, o ladrão vai ser cobrado por uma solução. Como o melhor que ele normalmente tem é roubar, não vai saber sair da enrascada. Se você estruturou a coisa no início, e viu as variáveis que fizeram a coisa descambar, provavelmente será capaz de formular uma nova saída. É o retorno triunfal. Na próxima reunião de diretoria, quando o chefão-mor perguntar se alguém tem alguma solução para sair da crise – e como normalmente ninguém gosta de assumir bucha – o caso vai cair no seu colo de volta. Apresente sua solução vencedora e saia com pontos junto ao board. No fim das contas, advinha quem ganha???

É preciso uma boa dose de resiliência e pragmatismo mas não se desespere. Ladroes de ideias bem utilizados fazem um bem danado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário