quarta-feira, 24 de julho de 2013

Três Desejos

Se um gênio da lâmpada – ou um milionário excêntrico – aparecesse para mim me concedendo três desejos, três extravagancias, eu não precisaria nem de cinco minutos para decidir:

- Quero fazer uma viagem a Lua.

- Quero fazer um show de rock tocando para um estádio cheio de gente.

- Quero marcar um golaço na final do campeonato, dando o título para meu time do coração.

 Eu ainda não desisti dos dois primeiros, mas é mais fácil a corrupção no Brasil acabar do que eu vir a jogar por um time profissional, que dirá marcando golaços e tudo mais.

Mas se você tem um sonho semelhante e não tem esperanças de que um gênio – ou milionário – apareça na sua vida, não deixe de visitar o Museu do Futebol, no Pacaembú.

Para quem gosta do esporte bretão, é emocionante. A amostra começa com a magia do rádio, onde se podem escutar narrações históricas dos grandes monstros da comunicação como Fiori Gigliotti, narrando o gol do Brasil contra a Inglaterra na Copa de 70, e Osmar Santos ainda antes do acidente.

A parte das Copas bem como os destaques de melhores defesas, melhores dribles e gols é muito bem montada, mas o coração bate forte mesmo na parte chamada Exaltação.

No acesso do primeiro para o segundo pavimento, um ambiente simula o som das arquibancadas de 27 torcidas de times brasileiros. Não precisa esperar até o canto da sua agremiação preferida para sentir a energia do local. Permaneça no ambiente e feche seus olhos. Imagine você fazendo a jogada dos seus sonhos.

A minha começa na intermediaria do campo de ataque, pelo lado esquerdo. Dou um drible seco no marcador e avanço quatro ou cinco passos, já me preparando para o chute. De perna esquerda, com a parte de fora do pé, bato com força no canto oposto do goleiro. A bola parece que vai sair pela linha de fundo à direita, mas então ela pega o efeito e entra no ângulo. Indefensável. São 42” do segundo tempo . É o gol do título.

A torcida vibra. Eu estou de olhos fechados. E as lágrimas rolam.

Só preciso de mais dois desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário