quinta-feira, 5 de junho de 2014

Visões de Outro Mundo – Parte 2

"
Especial Brasil – São Paulo

Se você chegar pela manhã na metrópole de 12 milhões de habitantes, terá a impressão de que ela não tem fim. Com sua imensidão, São Paulo é única.

O monstruoso tráfego da cidade é lendário e a maneira ideal de dribla-lo é servir-se de um dos mais de 500 helicóptero-táxis da cidade. Mas se quiser uma foto panorâmica de Sampa, vá ao topo do Terraço Itália, na Praça da Sé. A entrada é gratuita, assim como na maioria dos SESC´s, centros culturais mantidos pelas entidades de comércio da cidade.

Lá você encontrará exibições de fotografia, arte, livrarias e performances teatrais para adultos e crianças. A unidade Pompéia, na rua Clelia 93, tem uma piscina com acesso livre, então traga sua roupa de banho.

Caminhar entre os arranha céus da avenida Paulista é passeio obrigatório, assim como dar uma relaxada no Parque Siqueira Campos e na belíssima Livraria Cultura (Av. Paulita, 2073). 

Se você quiser dar um tempo da selva de pedra, pode refugiar-se no Parque do Ibirapuera, uma área de 2 quilômetros quadrados desenhada pelo arquiteto Roberto Burle Marx.  É a resposta brasileira ao Central Park, completo com seu lago e com a presença de executivos em seu jogging diário, além de atividades de capoeira e tai chi.

Há uma enorme comunidade japonesa em São Paulo e uma espécie de reduto pode ser encontrado no bairro da Liberdade, onde mercados típicos combinam o espirito do Japão com o do Brasil. 

Muitos paulistanos tem pelo menos um tio-avô que veio da Itália. O resultado: uma paixão inigualável por Pizza. Tenta uma na Pizzaria Quintal, na rua Gandavo na Vila Madalena. Aqui os garçons trazem pedaços já cortado da iguaria, servindo vários sabores para toda a mesa.

Para uma viagem ao Brazil, passe no Mercado Municipal, um mercado indoor com imponente arquitetura neo-gótica. Você encontrará frutas e sucos de qualquer planta tropical, assim como carne de capivara, jacaré e também chocolates com frutas secas, chamados garoto.

Para descansar, abrigue-se no que os paulistanos chamam de “fatia de melão”. É o hotel Unique (hotelunique.com.br), uma extravagância de design do arquiteto Ruy Ohtake: um grande hall em formato de catedral com paredes high tech. Mas não antes de um happy hour no Bar Brahma, entre as av. Ipiranga e São João. Caetano Veloso dedicou uma de suas mais belas canções, Sampa, a este cruzamento.

"

Revista de Bordo Alitalia nº 354, Maio-2014, do original em italiano e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário